Panquecas de Ricota e Espinafre

Panquecas de Ricota e Espinafre
Ingredientes:
Massa:
Usar receita massa de panqueca integral.
Recheio:
500g de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
1 dente de alho
1/4 de xícara (chá) de uva-passa branca
1/4 de xícara (chá) de rum
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Molho Branco:
1L de leite gelado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Finalização:
1/4 de xícara (chá) de nozes picadas
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão light ralado
Folhas de salsa fresca a gosto
Modo de preparo:
Recheio:
Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas e deixe-as de molho em água com solução desinfetante (ou vinagre) por dez minutos. Enquanto isso, comece a preparar a ricota.
Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo e tempere com sal e pimenta. Coloque as uvas passas em um pote e acrescente rum para hidratá-las.
Tire as folhas de espinafre da água e leve a uma frigideira antiaderente em fogo médio. Deixe o espinafre secar (mas sem cozinhar demais). Para deixar o espinafre crocante, tire-o do fogo, coloque em uma peneira, pressione para retirar o excesso de água e deixe escorrendo.
Pique um dente de alho. Leve a frigideira de volta ao fogo baixo, regue com um fio de azeite e coloque o alho picado. Misture bem, sem deixar dourar, e tire a frigideira do fogo para evitar que o álcool pegue fogo. Junte as passas hidratadas e o rum, coloque a frigideira de volta no fogo e misture até a bebida secar. Desligue o fogo e junte as folhas de espinafre. Tempere com o sal e pimenta-do-reino e misture o refogado à ricota amassada na tigela.
Molho Branco:
Em uma panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa com uma colher de pau por cerca de dois minutos.
Coloque o leite gelado, de uma só vez, e misture até levantar fervura com a ajuda de um batedor de arame. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo em alguns momentos. Por fim, tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.
Finalização:
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média) e unte um tabuleiro com manteiga. Para montar as panquecas, coloque cerca de duas colheres de recheio na ponta do disco da massa e enrole, pressionando para que o recheio fique bem firme.
Coloque as panquecas no tabuleiro e regue com cerca de 3/4 do molho branco, guardando o restante para a hora de servir. Salpique com o queijo ralado e as nozes picadas. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos ou até o molho começar a borbulhar e dourar.
Sirva com as folhas de salsa fresca e o molho à parte.

Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS