Como Controlar o Apetite?

Como Controlar o Apetite?
Quando está vazio, o estômago libera o hormônio grelina. A função da grelina é estimular o centro da fome. A grelina nos alerta: está na hora de comer. Na medida em que enchemos o estômago, a produção de grelina cai e o apetite diminui.

Depois de passar pelo estômago, a comida vai para o intestino. Ali é liberado outro hormônio, o PYY, que vai estimular o centro da saciedade e é um aviso para pararmos de comer.

O problema é que o centro da saciedade demora um pouco até ser ativado. Esse tempo varia de uma pessoa para outra. MAS PARA COMER MENOS, É IMPORTANTE COMER DEVAGAR, descansar os talheres e dar tempo aos hormônios da saciedade para chegarem até o cérebro ou então comer aquela saladinha de baixa caloria para iniciar esse mecanismo.
O equilíbrio entre a grelina e o PYY indica quando devemos começar ou terminar uma refeição. Mas, dependendo do tipo de alimento, esses hormônios são liberados em quantidades diferentes.
O segredo da alimentação no controle do apetite está em utilizar esses conhecimentos. Os carboidratos simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes que os intestinos liberem o hormônio PYY inibidor da fome. O excesso de carboidratos se transforma em gordura para ser armazenada, podemos usar esse conhecimento e melhorar a nossa forma de alimentação.
As proteínas e as gorduras, principalmente das carnes, passam mais rapidamente para os intestinos liberando logo o hormônio PYY e provocando mais rápida a sensação de saciedade.
Outra coisa a fazer é não ficar muito tempo com o estômago vazio. O melhor é comer poucas quantidades mais vezes ao dia. Com calma pode-se elaborar a melhor forma de alimentação aproveitando esses conceitos modernos.


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS