HIDRATAÇÃO E CORPO SAUDÁVEL

HIDRATAÇÃO E CORPO SAUDÁVEL
A importância da hidratação é um assunto que merece espaço. Estudos apontam que, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida. Ainda, atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado.

Reflete também na aparência e na textura da pele, sem contar a sua importante atuação na performance de atividades físicas, que também é impactada pela ingestão de água.

Mas, afinal, o que significa hidratar o corpo e por que é tão fundamental para se manter saudável? Veja a importância e os benefícios da hidratação, como se hidratar corretamente e como perceber casos de desidratação.

O que é hidratação?
A água é um elemento fundamental no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Como o corpo não produz água, ela precisa ser reposta para que o organismo funcione regularmente, processo chamado de hidratação.

Qual a importância da hidratação?
Para se ter ideia da importância da hidratação, é relevante saber que o corpo elimina, naturalmente, uma média de 2,6 litros de água por dia. Diante disso, é possível imaginar a necessidade de reposição, certo?

Porém, para recolocar a água perdida, não basta beber alguns litros e ficar despreocupado. Ao eliminar água, os eletrólitos — minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células — que estão dissolvidos nela também são eliminados.

Então, de nada adianta ingerir muito líquido com o objetivo de manter o corpo hidratado se ele não for rico em minerais, como sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto.

Desta forma, é relevante reforçar que a hidratação precisa oferecer uma combinação de água e eletrólitos para que seja eficiente.


Hidratação para o organismo
O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta. Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades:

células: manter as células hidratadas é fundamental para que a absorção de nutrientes e do oxigênio seja feita. Ainda, é a água quem conduz os nutrientes para dentro das células, facilitando este processo.
digestão: para que o trato intestinal funcione bem, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Desta forma, colabora para que quadros de constipação não aconteçam.
rins: os órgãos responsáveis por filtrar o sangue ganham uma grande ajuda quando o corpo está bem hidratado, pois a água auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade.
circulação: um corpo bem hidratado apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez. Isso porque a água deixa o sangue menos espesso, auxilia a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.
Hidratação para o cérebro
Para explicar a importância da hidratação para o cérebro, é interessante recordar que este órgão é formado por 75% de água. Além disso, é uma das partes do corpo que exigem muita energia para desempenhar suas tarefas, e a água é quem faz o transporte de nutrientes que dão a carga energética que o organismo precisa.

Ainda, déficits de atenção e memória podem acontecer se o corpo não estiver com a hidratação “em dia”. Os neurônios são muito sensíveis às mudanças e à falta de nutrientes que são essenciais para o pleno funcionamento. Diante da falta de água, podem ocorrer dores de cabeça, falta de atenção, confusão mental, entre outros sintomas.

Hidratação para a pele
A desidratação favorece a retenção de líquidos e sódio no corpo. Isso porque estimula a liberação de vasopressina — hormônio produzido quando o organismo não está hidratado, o qual induz os rins a “segurarem” a água no corpo e reduzirem a urina. Como resultado, os líquidos ficam concentrados em áreas subcutâneas e formam edemas e imperfeições na pele. Um exemplo que pode ser citado é o aparecimento de celulite.
Ainda é comum perceber a pele e a boca ressecadas quando o corpo está com desidratação leve ou moderada.

Hidratação para atividade física
Atletas necessitam produzir mais energia para o esforço dispensado enquanto praticam atividades físicas de alta intensidade. Desta forma, precisam de mais nutrientes para que o metabolismo energético funcione, e manter o corpo hidratado é um dos meios para isso, já que a água é uma “via de transporte” para as fontes de energia.
Quando o assunto é desidratação, os atletas são considerados um grupo de risco, pois perdem água e peso durante a prática, o que impacta no funcionamento do organismo e no rendimento — estudos apontam que a redução de 2% do peso corporal através da perda de água pode representar até 10% de queda no desempenho.

Como se hidratar?
A combinação ideal para manter o corpo hidratado é consumir água rica em eletrólitos e minerais que auxiliam a absorção dos nutrientes pelas células, como cálcio, magnésio, potássio, sódio, manganês, cromo, fósforo e cloro.
A quantidade de água a ser ingerida por dia varia de acordo com as características físicas de cada indivíduo e conforme os fatores externos, como a prática de esportes e condições climáticas. O ideal é seguir a orientação profissional para saber a dose certa, por mais que, popularmente, o indicado seja beber 2 litros de água por dia.


Como perceber que você está desidratado?
A falta de água e de eletrólitos é capaz de dificultar atividades simples e que não costumam ser associadas a esta questão. Abaixo estão alguns sintomas associados à desidratação, como:

cansaço
fome ou ganho de peso
falhas no sistema circulatório
constipação
retenção de líquidos
déficit de atenção e memória
mau hálito
baixo desempenho atlético

dica: Deixe sempre uma garrafa de vidro de 2 litros em sua mesa e fracione essa quanitdade ao longo do dia. Se precisar, utilize da ajuda de despertador com o numero de vezes necessario de alarmes para que você cosuma a quantidade de agua suficiente no dia.


Texto extraído da revista Essential Nutrition


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS