Bem-estar feminino e dieta

Bem-estar feminino e dieta
Diversas complicações, mais propensas ao universo feminino, podem ser minimizadas com a ingestão de itens específicos:
Conforme os cientistas, as diferenças anatômicas e funcionais no cérebro de homens e mulheres já são apontadas como um dos indicativos de suscetibilidade a doenças físicas e mentais.
As mulheres necessitam de um leque maior de nutrientes para garantir o bem-estar na comparação com os homens. Esses achados podem explicar a razão pela qual as mulheres são duas vezes mais propensas a sofrerem episódios de ansiedade e depressão mais longos do que os homens. A dieta de nossos ancestrais contribuiu significativamente para tal, como fêmeas e machos tinham diferentes responsabilidades físicas e emocionais dentro daquele contexto, as necessidades de energia e preferência alimentar também não eram as mesmas.
Assim, a ingestão diferencial de alimentos e energia baseada em gênero pode explicar os volumes e a conectividade diferencial do cérebro entre mulheres e homens. Portanto, o desajuste entre a nossa dieta contemporânea e o cérebro humano está prejudica a funcionalidade normal de certos sistemas no cérebro feminino consequentemente com grande influência no funcionamento do organismo.
Dessa forma existem necessidades nutricionais especiais para as mulheres, principalmente durante algumas fases da vida.

-Ferro e Vitamina C
O Ferro é um importante mineral para as mulheres devido à sua perda acentual nos períodos menstruais. Quando consumido juntamente com a vitamina C, sua absorção é ainda maior. Feijão, lentilha, couve e carnes como o fígado são grandes fontes de ferro.
Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.

-Cálcio
O cálcio é um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose, doença caracterizada por perda de massa óssea, muito frequente em mulheres em período de menopausa. Leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas verde-escuras e peixes, se consumidos diariamente, podem prevenir ou minimizar a osteoporose. Saiba mais sobre o cálcio.

-Soja
A soja contém isoflavonas que colaboram com a diminuição do colesterol e podem amenizar os sintomas da menopausa devido à sua estrutura de fitoestrógeno. O estrógeno é um hormônio feminino que se encontra diminuído durante a menopausa, causando alguns desconfortos como calores, secura na pele, insônia, mudança de humor, entre outros.

-Betacaroteno
O betacaroteno está presente em vegetais alaranjados como cenoura e abóbora e em folhas verdes escuras como brócolis e espinafre. Ajuda na síntese de tecidos do corpo e possui indóis, que previnem o câncer de mama.

-Fibra e Água
A constipação intestinal é uma queixa frequente. Para solucionar este problema, procure beber muita água: de 1 a 2 litros todos os dias. Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais. Ingerindo bastante água e consumindo fibras, além de ajudar no trânsito intestinal, hidrata o corpo e ajuda na eliminação de toxinas pelos rins.

-Inhame
O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação antiinflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas, evitando até a celulite.

-Cacau
O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonóides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.

-Peixes e carnes
Uma dieta rica em Ômega 3 e ácidos graxos, como a fornecida por peixes como o salmão e o linguado, auxilia na prevenção de doenças coronarianas. Outra forcinha é dada pelo zinco, existente nas ostras (e também no fígado, leite e farelo de trigo), que estimula a multiplicação celular. Não menos importante, o manganês, enxofre e magnésio , presentes nos frutos do mar e grãos , são minerais antioxidantes, prevenindo danos às células.
Aposte um uma alimentação rica em nutriente e uma dieta adequada para você! Certamente tua saúde e bem-estar agradecem

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