4 formas de melhorar dia disposição ao acordar

4 formas de melhorar dia disposição ao acordar
Se você dorme de seis a nove horas por noite e mesmo assim levanta da cama cansado, alguns hábitos podem estar roubando sua energia.

Papel da alimentação para o sono

Não ingerir a quantidade certa de nutrientes pode prejudicar vários processos no organismo e gerar fadiga. O ferro, por exemplo, tem papel importante na distribuição de oxigênio, combustível das células, pelo corpo. Já as gorduras participam da produção de vários hormônios, como a testosterona, substâncias que traz vigor físico e disposição. 

Já o exagero no prato, principalmente à noite, tende a prejudicar o sono. A ingestão de álcool e estimulantes, como a cafeína, também devem ser evitadas perto da hora de dormir. Essas substâncias causam dificuldade para iniciar o sono ou para manutenção do sono.


A qualidade dos alimentos na dieta também importa. Carboidratos simples, como pão e massa feitos com farinha branca, refrigerantes e doces, até geram um pico de energia no corpo. Porém, depois há um efeito rebote e esse nível reduz bruscamente, trazendo a sensação de cansaço. 

Beba água

A água é responsável por levar nutrientes para dentre das células. Com a baixa quantidade de líquidos, o metabolismo diminui e o corpo acaba trabalhando de forma lenta, o que provoca a sensação de fadiga.

Obs: evite ingerir líquidos pela noite!


Tome sol

A exposição ao sol estimula a síntese de vit. D no nosso corpo. A Vit. D tem papel fundamental para aumentar a disposição por meio de regulação de outros hormônios.

Ja a noite, é importante estar em um ambiente onde se tenha o mínimo de luz para que se tenha a indução da glândula pineal a liberar melatonina, hormônio que induz o sono.

Além disso:
Cuidado com o horário que você tem ido dormir. Procure manter uma rotina de sono, indo dormir sempre próximo ai mesmo horário para que seu ciclo cercadiano fique organizadinho.

Evite se estressar antes de dormir! Medite, leia, escute uma música relaxante! Procure ir para cama sem stress. Esse pode a atrapalhar toda uma noite de sono, seu dia não rende e tu fica mais estressado ainda. Lembre-se que é preciso recarregar as energias para dar conta de qualquer situação.

Pratique exercícios físicos
O exercícios tem função de estimular e regular a produção de vários hormônios no organismo como a testosterona, por exemplo, que fazem com que se tenha mais disposição, durma bem, se sinta animado e alivie o estresse.

Cuidado com seu ronco🙊🙈 você pode estar tendo algum distúrbio do sono fazendo com que não haja um sono reparador e consequentemente, uma péssima disposição ao acordar.

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