5 Formas de adoçar Sem açúcar

5 Formas de adoçar Sem açúcar
Açúcar de coco
O que é? Basicamente é o néctar do coco evaporado com textura e sabor parecido com o açúcar mascavo. Diferente do açúcar branco, o açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, não interferindo muito no açúcar do sangue. Como é um produto novo no mercado, sua produção em baixa escala o torna caro se comparado com o açúcar de cana.
Onde encontrar? Em lojas de produtos naturais, empórios, grandes supermercados e lojas online, geralmente vendido em embalagens fechadas. Algumas marcas que comercializam: Copra e Amma.
Como usar? Pode ser usado em receitas e bebidas, como sucos, shakes e cafés. Acrescenta um toque rústico as preparações e se dissolve com facilidade. Como não é tão doce quanto o açúcar branco, é necessário acrescentar um pouco mais para adoçar. Eu particularmente acho o gosto desse açúcar uma delícia! Ah, e não tem gosto de coco.

Stevia
O que é? É uma planta medicinal nativa da América do Sul muito utilizada pelos índios. Semelhante a uma erva, pode ser usada como adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar refinado. Já na sua forma de pó branco, refinada até restar apenas os compostos moleculares de gosto doce, chega a ser de 300 vezes mais doce.
Onde encontrar? Você pode comprar a estévia natural, fresca ou desidratada, em lojas de produtos naturais e casas de chás, a versão desidratada é mais fácil de ser encontrada. Ou comprar a stévia em forma de pó branco ou líquido, em lojas de produtos naturais e em supermercados na seção de adoçantes. Eu particularmente não gosto da versão em pó por ser difícil de dissolver em líquidos.
Como usar? Pode ser usada para adoçar bebidas como sucos, cafés, chás e shakes. Na forma natural costumo fazer uma infusão com água quente e usar o chá resultante para adoçar as bebidas.

Tâmaras
O que é? É uma fruta produzida pela tamareira, palmeira originária do Oriente Médio, rica em fibras, nutrientes e calorias. Possui sabor agridoce forte quando seca, ou suave quando fresca.
Onde encontrar? É comum encontrá-las em lojas de produtos naturais. Sendo vendidas a granel, na versão seca e sem caroço.
Como usar? Pode substituir o açúcar em shakes, vitaminas e geleias. Para isso, basta hidratá-las em água morna por cerca de 15 minutos, triturar com um pouco de água e utilizar a gosto.

Canela
O que é? A canela é uma especiaria usada como ingrediente ao longo da história, que remonta até o antigo Egito. Hoje, é uma especiaria barata, disponível em mercados e encontrada em todos os tipos de alimentos e receitas.
Onde encontrar? É comum encontrá-las em lojas de produtos naturais. Sendo vendidas a granel ou em super mercados. Utilize a versão sem açúcar – claro!
Como usar? Substitua o açúcar do seu café por canela em pó! Faças chás para tirar aquela vontade do doce. Polvilhe mingais de aveia e iogurtes naturais com frutas.

Mel
O que é? produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento. O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
Onde encontrar? Mercados e casas de produtos naturais. Procure locais que você possa conhecer a procedência do produto.
Como usar? Não exagere! Mesmo que seja fantástico e com índice glicêmico equilibrado, é um alimento com alto teor calórico. Utilize um pouquinho em cafés, iogurtes e mingais.



Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS