Cuidados com a alimentação no Outono

Cuidados com a alimentação no Outono
Esse tal de outono é quase bipolar hahaha.. mas eu amoo essa estação e resolvi orientar aqui como seria uma alimentação adequada para essa época em que as temperaturas variam muito e temos um clima mais seco (e tem aquele friozinho que combina bem com um bom vinho) – características essas propicias para o surgimento de rinite, sinusite, resfriados e desidratação.

A alimentação entra com o papelzinho de deixar o corpo imune e resistente.
No outono o clima também é favorável para o consumo de alimentos mais calóricos, o que pode resultar no aumento de peso, então fique atento!

Dicas de Alimentação para o Outono:

– Consuma bastante alimentos ricos em vitamina C, como os vegetais verde escuros (rúcula, espinafre, brócolis) frutas como limão, abacaxi, laranja, acerola e kiwi, morangos, bergamota – todas as frutas azedinhas da estação sabe!? Essas são ricas em Vit. C – evite aquecer essas frutas – a vit. C se perde com facilidade e submetida ao calor, não sobra praticamente nadica dela no alimento;

– O consumo de vegetais deve ser sempre variado em cores – não precisa ser aquele carnaval... mas que em teu prato tenha em média 3 cores de vegetais diferentes e que ao longo da semana tu consigas variar mais, já está tudo ok! – a regra do quanto mais colorido melhor nem sempre é interessante, moderação nesse caso também;


– Beba bastante líquido. É comum esquecer do consumo de água quando as temperaturas começam baixar! A água é a melhor opção para se tomar em todas as estações do ano. Mas os chazinhos – sem açúcar – são bem vindos nessa época também! Mas cuidado – alguns tipos de chás não são boas opções para serem consumidos junto ou logo após refeições, para facilitar, consuma sempre 1:30hs – 2hs longe das refeições!

– Sopas de vegetais são opções para aquecer e ter uma variedade de nutrientes sem exceder muito o valor energético – mas cuidado também nada de excessos!

– A natureza sempre fornece o que precisamos em cada estação, no outono temos os frutos mais consistentes, não tão cheios de água e refrescantes como os frutos do verão. As frutas da estação são ricas em vitaminas C, minerais, fotoquímicos e princípios bioativos como as fibras solúveis e insolúveis, elementos importantes imunidade e no intestino.

Exemplo: O caqui possui, além de betacaroteno, que é importante para proteção de pele e mucosas, alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais. A goiaba, que tem poucas calorias e muita vitamina C. As laranjas com poucas calorias e ricas em Vitamina C. O Abacate, fruta que fornece gorduras mono insaturadas para o organismo, vitamina B6, magnésio, minerais e princípios bioativos que beneficiam o sistema imunológico;

IMPORTANTE:
Essas orientações são orientações gerais e não visam especificidade de objetivo – apenas uma melhora na qualidade de vida e saúde! Para tanto, sempre lembrar que tua dieta deve ser prescrita por Nutricionistas que irão calcular e planejar ela especificamente para você.


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS