Nutrientes essenciais para a saúde da mulher

Nutrientes essenciais para a saúde da mulher
E é tãoooo ruim quando nos deparamos com nossas alterações hormonais e o tanto de sintomas que elas nos trazem.. para isso, relatei algumas substancias importantes para a melhora da qualidade de vida de nós mulheres - e funciona viu!?

Isoflavona
É um fitoestrógeno - uma substância naturalmente encontrada na soja que se assemelha ao hormônio estrógeno. Por isso, ele acaba atuando no organismo como se fosse o hormônio feminino, auxiliando na menopausa para que haja uma redução do calorões/fogachos. Os alimentos que possuem ele são: grãos de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, tofu, linhaça e brotos de alfafa. – ATENÇÃO PARA A SOJA – por ser um produto geneticamente modificado e por conter antinutrientes é melhor evitar e mesmo que prefira consumir, a quantidade orientada é mínima, contrário do que se imagina. Tofu com moderação seria uma opção melhor do que grãos de soja.

Piridoxina ou Vitamina B6
Nós mulheres, principalmente nesse calor, sofremos com a retenção hídrica e a vitamina B6 consegue ajudar bastante nesse sentido. Só para constar, esse inchaço pode ser causado por alterações hormonais, problemas no coração, nos rins, no fígado ou mesmo na tireóide, sedentarismo, alimentação desequilibrada, medicamentos e calor excessivo. A vitamina B6 é encontrado no gérmen de trigo, nos legumes, nos cereais integrais, na banana e na batata.

Triptofano
É precursor da serotonina, que é responsável por regular o sono, o apetite, o humor, a sensibilidade a dor, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e às funções intelectuais. Para as mulheres é tão importante, pois atua no controle da ansiedade, da depressão, do humor, da agressividade, do comportamento compulsivo, além de diminuir a vontade de comer doce, que é muito forte nas mulheres. Os alimentos fontes são: carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos magros, castanhas e feijões.

Cálcio
O mineral é o mais abundante no corpo. Seu estoque se faz na infância, daí a importância de seu consumo nessa fase. Na gestação e na lactação, são necessários em maior quantidade para suprir mãe e filho. A partir dos 50 anos, começa-se uma perda da quantidade estocada no corpo, daí pode surgir a osteoporose quando não há uma ingestão adequada de fontes de cálcio na infância e adolescência. Os alimentos ricos em cálcio são: vegetais verde-escuro como brócolis, espinafre, rúcula e agrião, gergelim, leite e derivados.

Vitamina E
Ajuda a aliviar o inchaço e dores dos seios. Ação antioxidante extremamente eficiente que ajuda a remover os famosos radicais livres – produzidos pelos raios ultravioletas – e protegem o organismo de queimaduras. Encontrada em trigo germinado, abacate, castanhas e óleos de sementes, azeite, girassol e milho – comprovadamente reduz os riscos de o sol causar danos às células da pele.

Vitamina A - responsável pela integridade da parede intestinal, a vitamina A aumenta a qualidade da absorção de nutrientes, o que se reflete diretamente na integridade da pele. Ovo de galinha, ricota, peixe branco e atum fresco são boas fontes do nutriente.

Vitamina C - possuem um grande poder antioxidante, com efeito rejuvenescedor, protegendo tua pele contra os danos dos raios solares além de auxiliar no processo de desintoxicação corporal, eliminando toxinas que causam danos ao organismo. Frutas cítricas, frutas vermelhas, pimentas, kiwi, agrião, tomate, batata doce.. são boas fontes

Betacaroteno: é uma substância que proporciona pigmentação natural à pele, além de ser um potente antioxidante que auxilia na imunidade, fortalece as unhas e contribui para a elasticidade da pele, esse carinha ai ajuda na proteção de nossa pele e proporciona aquela “cor do pecado” (tipo a cor da nutri hahahahhaha – mentira!) Acerola, manga, cenoura e tomate são boas fontes de betacaroteno.


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