Consumo de Sucos de Frutas! Certo ou Errado?

Consumo de Sucos de Frutas! Certo ou Errado?
Você sabia que um copo de suco natural pode conter tanto açúcar quanto um copo de refrigerante?
O alto teor de açúcar no suco contribui para aumentar o consumo de calorias na dieta e a falta de proteínas e fibras pode predispor ao ganho inapropriado de peso corporal.
Sobre os refrigerantes, os sucos naturais têm a vantagem de não conter uma infinidade de aditivos químicos, sódio, corantes, flavorizantes, aromatizantes, conservantes, etc… mas em seu processo de extração, caseiro ou industrial, quase todos os nutrientes da fruta se perdem ou se estragam de alguma forma, restando apenas um liquido colorido, de sabor agradável, doce e rico em frutose, açúcar puro!!
Quando preparamos um suco em casa, a fruta é espremida ou passada na centrífuga. Algumas vezes o suco também é passado na peneira – mais comum quando o suco é para bebês tomarem na mamadeira. Nesse processo todo, muitos nutrientes se oxidam e as fibras que fazem parte da fruta integral são perdidas/eliminadas.
Imagine você, que para preparar 1 copo de suco de laranja, necessita-se de, em média, 4 laranjas grandes. O teor de açúcar não aumenta ou diminui no processo de extração! Permanece exatamente o mesmo e ai é que encontra-se o problema! Se você consumisse 1 laranja inteira, teria a frutose/açúcar de 1 laranja mais as fibras que auxiliariam no transito intestinal e seriam excretadas/eliminadas. Já o copo de suco, você ingere o açúcar de 4 laranjas, sem nenhuma fibra, não sacia, há uma liberação rápida desse açúcar, imediatamente após você sente fome e acarretando em um consumo aumentado em calorias.
Clarooo!!! Ninguém morreu até hoje por beber 1 copo de suco! Mas vale lembrar que rotineiramente ou introduzido como uma sugestão para o consumo de vitaminas e minerais, não é a forma correta!
Coma fruta e beba agua!!!
Essa é a forma mais correta e adequada!


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