O que é metabolismo? E o que fazer para acelerá-lo?

O que é metabolismo? E o que fazer para acelerá-lo?
Metabolismo é um processo químico e fisiológico pelo qual o organismo constrói, divide e distribui os nutrientes para produzir energia logo após a digestão.
Quando você aumenta o seu metabolismo, seu corpo queima mais calorias e mantém níveis elevados de energia. Muitos fatores contribuem para o seu metabolismo, como alimentação, atividade física e hereditariedade.

3 fatores que determinam sua taxa metabólica total:

• A taxa em que seu corpo usa energia para os processos vitais, tais como a respiração (isto é, a sua taxa metabólica basal, ou BMR).
• A taxa em que você queima energia durante a atividade física.
• A taxa em que você queima energia durante a digestão de alimentos

Aumentar o seu metabolismo com exercício
Aumentar a sua taxa metabólica pode ser alcançado com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. A melhor maneira de dar um “up” no seu metabolismo é se exercitar. O exercício reduz a gordura corporal e aumenta a massa muscular, sendo que quanto mais massa muscular, mais acelerado seu metabolismo.

Dieta influencia o metabolismo
Dietas equilibradas associadas a treinamento físico contribuem para melhor funcionamento de seu corpo e maior gasto energético.
Dietas controladas em carboidratos e gorduras com um % adequado de proteínas magras, auxiliam em uma melhor demanda energética do seu corpo. Não há uma regra em horários, a melhor regra é respeitar seu corpo. Comer de 3 em 3 horas aplica-se na grande maioria às pessoas que necessitam realizar a ingestão de pequenas refeições ao longo do dia por sentirem fome, mas se você não tem essa necessidade e consegue realizar refeições controladas 3 ou 4x/dia, respeite isso, mas lembre-se: de nada adianta não comer de 3 em 3 horas e caprichar na refeição seguinte!!! As refeições devem ser controladas!

Dicas para manter uma taxa metabólica alta
• Evite alimentos com alto teor de gordura.
• Escolha sempre o saudável, alimentos ricos em nutrientes, como proteína magra, vegetais e legumes
• Aumente a ingestão de fibras
• Restrinja o consumo de açúcar
• Limite o consumo de álcool.

Seu corpo metaboliza tipos de alimentos de forma diferente
Carboidratos
Quando suas células precisam de energia, eles quebram os carboidratos em primeiro lugar. Então, eles queimam gordura. E depois, eles queimam proteínas. Seu corpo converte carboidratos em açúcar porque é mais facilmente usada como combustível. Carboidratos e gordura em excesso são convertidos em depósitos de gordura que se acumulam no nosso corpo.

Lipídeos
Infelizmente, o seu corpo converte a gordura que você come em gordura corporal. No entanto, se você se exercitar e comer sabiamente você vai queimar os depósitos de gordura e aumentar o seu metabolismo.

Proteínas
Uma refeição composta de proteínas apenas pode queimar até 25% das calorias da refeição em si na digestão e absorção processo. No entanto, comer apenas proteína, priva seu corpo de vitaminas e minerais que são essenciais para uma ótima saúde. Apesar do aumento do consumo de proteína poder aumentar ligeiramente o seu metabolismo total, lembre-se que o efeito total termogênico dos alimentos representa apenas cerca de 5-10% da sua taxa metabólica total.

A chave é o equilíbrio de exercícios físicos e dieta. Mudando seus hábitos alimentares e estilo de vida com certeza você ajudará a aumentar seu metabolismo, mesmo que a genética e hereditariedade não estejam a favor.


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