B - Alanina e Exercício Físico

B - Alanina e Exercício Físico
Evidências indicam que a fadiga em atividades de alta intensidade é causada em grande parte pelo acúmulo de íons Hidrogênio. Logo, estratégias que melhorem a capacidade de tamponamento são potencialmente ergogênicas. A carnosina é um tampão intracelular que apresenta grande contribuição para a capacidade tamponante total da fibra muscular. A síntese endógena de carnosina, realizada a partir dos aminoácidos histidina e β-alanina, é limitada pela disponibilidade de β-alanina. Portanto, a suplementação de β-alanina promove aumento da carnosina intramuscular e contribui para o desempenho em atividades de alta intensidade, especialmente naquelas limitadas pela acidose intramuscular

Pensava-se que a suplementação com beta-alanina não tivesse efeitos adicionais na performance esportiva nos exercícios com duração superior a 4 minutos – atividade aeróbica. Contudo, diversos estudos recentes demonstraram que a suplementação com beta-alanina resultou numa ligeira melhoria no tempo de exaustão neste tipo de atividades. Um estudo conduzido em academias, demonstrou que, em dois grupos que realizaram treino de alta intensidade intervalar (HIIT) durante 6 semanas, o grupo que se suplementou com beta-alanina aumentou em mais de 3% o seu tempo de exaustão, relativamente àqueles que tomaram placebo, o que pode ser bastante significativo em ambiente de competição.

Benefícios da B – Alanina

Aumento da resistência aeróbica
A suplementação com esta substância também pode aumentar a resistência em atividades aeróbicas. Pesquisadores investigaram o efeito do suplemento em ciclistas, medindo a capacidade dos atletas no fim de uma corrida de ciclismo. Eles descobriram que quando comparado com um placebo, os ciclistas que usaram beta-alanina tiveram um aumento significativo na performance.

Aumento da resistência anaeróbica do músculo
Um estudo publicado no “Medicine and Science in Sports and Exercise” em dezembro de 2009 concluiu que a suplementação com beta-alanina aumenta a concentração de carnosina, podendo aumentar o potencial da performance durante exercícios de alta-intensidade. Os pesquisadores também descobriram que o limiar anaeróbico e o tempo para exaustão, também podem ser aumentados.

Aumento de massa muscular
Como já vimos acima, o uso de beta-alanina pode aumentar os níveis de carnosina nos músculos. Pesquisas mostram que este aumento é diretamente responsável pelo aumento de massa muscular, força e explosão nos exercícios.

Aumento da Capacidade nos Exercícios
A beta-alanina pode aumentar a capacidade nos exercícios, ou seja, você pode treinar mais pesado e por mais tempo. De acordo com um estudo publicado em 20 de dezembro de 2009, a elevação de carnosina através de suplementação com beta-alanina pode aumentar diretamente a intensidade e performance nos treinos. Em outro estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine” em 2008, mostrou que 4 semanas de suplementação com este suplemento pode aumentar significativamente a resistência muscular durante o treinamento com pesos. Em mais um estudo publicado em 2006, foi concluído que o uso de beta-alanina atrasa a fadiga neuro-muscular.



Ducker, K.J.; Dawson, B.; Wallman, K.E. Effect of Beta-Alanine Supplementation on 2,000-m Rowing-Ergometer Performance. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2013, 336 -343p.


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS