Magnésio na Prevenção de Diabetes Tipo 2

Magnésio na Prevenção de Diabetes Tipo 2
Ingerir a quantidade recomendada de magnésio nas refeições ajuda a diminuir os riscos de diabetes, revelou um novo estudo. O resultado é especialmente válido para pessoas com alta susceptibilidade de desenvolver o tipo 2 da doença.
Presente em alimentos, como cereais integrais, oleaginosas, frutas e vegetais verdes, estudos apontam o magnésio como um cofator essencial para as enzimas envolvidas no metabolismo da glicose, sensibilidade à insulina e, portanto, na prevenção do diabetes. Recentemente, uma meta-análise publicada em Biomedical and Environmental Sciences, adicionou mais evidências sobre a relação entre o alto consumo deste mineral e o baixo risco de desenvolver a doença.
Foram selecionados 15 documentos com 19 estudos prospectivos. Os resultados encontraram uma relação não entre a ingestão de magnésio e o diabetes tipo 2. O ajuste de curvas mostrou que o risco da doença diminuiu com uma maior ingestão de magnésio quando o consumo foi inferior a 300mg/dia, ocorrendo uma diminuição da tendência após este valor.
De acordo com o autor do estudo, acredita-se que o efeito protetor do magnésio sobre o diabetes é mediado através da homeostase da glicose. A deficiência de magnésio é acreditada como danosa para as células-beta, afetando a produção de insulina. Além disso, estudos intervencionais anteriores observaram que a suplementação de magnésio impede a insensibilidade à insulina induzida pela frutose e reduz níveis de glicose no plasma em jejum, igualmente em diabéticos e não diabéticos.
O magnésio é um mineral essencial à boa função do corpo humano. Ele está envolvido em mais de 300 reações químicas que acontecem dentro de nós. Além de ajudar a manter a glicemia sob controle, o magnésio ainda é poderoso na manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso, mantém a integridade dos nossos ossos e, também, permite a utilização eficiente de energia pelo organismo.


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS