Tratamentos Estéticos Para Redução de Gordura Localizada

Tratamentos Estéticos Para Redução de Gordura Localizada
Gordura ou lipodistrofia localizada é o acúmulo regional de tecido adiposo. As células que compõe este tecido são denominadas adipócitos, especializadas em armazenar lipídios na forma de triglicerídeos, a fim de fornecer energia aos demais tecidos. Sua localização varia conforme o sexo. Mulheres geralmente acumulam adipócitos na região do quadril podendo variar de acordo com seu biotipo, já os homens apresentam maior depósito na região do abdome.
Esse acúmulo de gordura, por vezes inestético, afeta grande parte da população, que está cada vez mais preocupada com a aparência física.
A estética dispõe de vários recursos eficientes no tratamento de gordura localizada, como o uso da eletroterapia. Dentre os mais procurados atualmente nas clínicas estão: terapia por onda sonora (ultrassom, terapia combinada, ultracavitação e ultrassom focalizado), radiofrequência e criolipólise.

Ultrassom
Aparelho que emite ondas sonoras que promovem vibrações mecânicas nos tecidos subcutâneos, aumentando a circulação local e alterando a permeabilidade da membrana dos adipócitos, favorecendo o esvaziamento do seu conteúdo que será reabsorvido e eliminado pelo organismo.
O ultrassom aplicado em tecido adiposo estimula a lipólise, que nada mais é, que a degradação dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol, moléculas menores que com a permeabilidade da membrana alterada conseguem extravasar para o meio extracelular onde será reabsorvido e oxidado posteriormente. O que diminui expressivamente o volume dos adipócitos e consequentemente da gordura localizada.

Terapia combinada
A aplicação de duas modalidades terapêuticas ao mesmo tempo e no mesmo local é denominada de terapia combinada. A combinação mais utilizada de recursos são ultrassom e algum tipo de corrente excitomotora ou polarizada.
O Manthus é um equipamento computadorizado de terapia combinada, desenvolvido para área de estética com o objetivo de atuar no combate da gordura localizada. É constituído por um potente emissor de ultrassom de 3MHz, associado a um gerador de estímulos elétricos e correntes polarizadas com grande penetração, otimizando o trabalho do sistema linfático, ao mesmo tempo que emite o ultrassom, apresentando um melhor desempenho e eficácia na lipólise convencional, executada apenas pelo ultrassom.

Ultracavitação
Trata-se de um aparelho de ultrassom com frequências seletivas com objetivo de gerar o fenômeno cavitacional no tecido adiposo. As ondas de ultrassom emitidas pelo transdutor têm objetivo de atingir uma profundidade maior do que aquela conseguida com o ultrassom convencional. Tais ondas estimulam a lipólise, promovendo a mobilização da gordura e consequentemente a diminuição dos adipócitos. Indicado a pacientes com gordura localizada acima de 4,0 cm.

Ultrassom Focalizado
O ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) é uma técnica não invasiva que apresenta transdutor côncavo o qual emite as ondas sonoras em uma área mais focalizada, com concentração de energia no ponto focal.
As oscilações do HIFU formam micro bolhas de ar/gás no interior dos tecidos e com a intensidade energética gerada no ponto focal, a membrana plasmática do adipócito se rompe induzindo a necrose ou morte celular. Grande parte dos adipócitos destruídos é reabsorvida pelo organismo resultando numa redução global do volume de gordura localizada.

Radiofrequência
A terapia de radiofrequência se utiliza de uma corrente elétrica de média intensidade, sendo que a potência liberada tem a finalidade de elevar a temperatura tecidual, gerando energia e forte calor sobre as camadas mais profundas da pele, mantendo a superfície resfriada e protegida.
A radiofrequência é uma técnica utilizada principalmente para o estímulo e produção do colágeno, porém gera também calor profundo, provocar aquecimento no interior dos tecidos sendo responsável pela lipólise dos adipócitos, que consequentemente implica na redução de medidas e reorganização das fibras de colágeno evitando a flacidez da pele.

Criolipólise
Técnica que utiliza, de forma controlada, baixas temperaturas (-5 a -15º) no tecido adiposo subcutâneo, estimulando apoptose do adipócito e também um processo inflamatório controlado. Os adipócitos são naturalmente mais vulneráveis aos efeitos do frio do que outros tecidos envolventes.
Posteriormente os macrófagos e outros fagócitos digerem as células lipídicas como parte da resposta natural do organismo à lesão.
Uma ou duas sessões já se observa resultados. O seu efeito máximo acontece de dois a três meses após a sessão.

Lembrando que:
Para elencar o melhor tratamento é necessária uma boa avaliação prévia com profissional habilitado, para se ter o melhor resultado em menos tempo possível e sem riscos a saúde.
O tratamento estético é multidisciplinar. Na área da estética conta-se com inúmeras técnicas, protocolos, tratamentos e associações de tratamentos não invasivos que aliados a uma alimentação adequada e saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos são cruciais para manter o corpo em harmonia e saudável, evitando outras doenças e elevando a auto-estima.

ARTIGO ESCRITO POR:
Kathy Ticiani
Esteticista e cosmetóloga
Rua Lava Pés, 274, Centro - Passo Fundo - RS
Fone: (54) 9919 8019

Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS