EPA e DHA

EPA e DHA
Você sabe o que é EPA e DHA? Quais são os seus benefícios para a saúde? E qual é a diferença entre eles? Muito se fala sobre o Omega-3. Ele é um ácido graxo poliinsaturado que não pode ser sintetizado pelo nosso organismo, ou seja, sempre devemos ingeri-lo na alimentação e na suplementação onde é possível se conseguir concentrações melhores. Esta substância se origina do ácido Alfa-linolênico (ALA), que é dessaturado pelo sistema enzimático microssomal por meio de uma cadeia de eventos metabólicos para formar outros ácidos: o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA).
Os ácidos graxos ômega-3 têm sido amplamente estudados por seus diversos efeitos biológicos. O principal componente da família destes ácidos graxos é o ácido linolênico 18:3, encontrado em óleos vegetais e sementes. Entretanto, sabe-se atualmente que os efeitos biológicos mais discutidos estão relacionados a dois tipos de ômega-3 encontrados em óleos extraídos de peixes: o ácido eicosapentanoico (EPA, 20:5) e o ácido docosahexanoico (DHA, 22:6). Entre as principais funções dos ácidos graxos ômega-3, destacam-se a conformação das membranas celulares, assim como precursores de substâncias, como as prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos.
As fontes alimentares desses ácidos graxos são as castanhas e frutas oleaginosas (castanhado-brasil, avelã, amendoim, pistache), alguns óleos vegetais como o óleo de canola e frutas como o abacate (principalmente o avocado). Entretanto, a maior fonte alimentar de ácidos graxos do tipo ômega-3 está relacionada aos peixes de águas frias (salmão, atum, truta, arenque). Estes peixes possuem grande quantidade de ácidos graxos ômega-3 em sua composição, principalmente os dois tipos primeiramente descobertos e que são atualmente os mais estudados: o ácido graxo eicosapentanoico (EPA, 20:5 n-3) e o docosahexanoico (DHA, 22:6 n-3)

Os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA podem substituir o Ácido Araquidônico - AA (ômega-6 são convertidos, um ácido graxo de cadeia muito longa, envolvido com a síntese de sinalizadores celulares importantes no processo inflamatório.) na composição de membranas celulares e formação de eicosanoides. Estes ácidos graxos competem pela mesma enzima, dando origem a eicosanoides, porém com funções opostas às promovidas pelo AA. Devido ao aumento da ingestão de ômega-6 nas dietas ocidentais, os produtos metabólicos formados a partir do AA, especificamente prostaglandinas, tromboxanas e leucotrienos são formados em grande quantidade, contribuem para a formação de trombos e ateromas, além de desordens inflamatórias e alérgicas.
O EPA (ácido eicosapentaenoico) tem ação anti-inflamatória, atuando na produção de substâncias chamadas prostaglandinas E3. Seus principais benefícios são auxiliar a saúde do coração e a circulação sanguínea. Estudos realizados com 84.688 mulheres ficou constatado que a morte por doença cardiovascular é até 50% menor naquelas que consomem peixe cinco vezes por semana. Além disso, a substância diminui o acumulo de plaquetas que “afinam’’ o sangue e reduzem a formação de coágulos que podem causar tromboses e derrame cerebral (AVC). Além destes benefícios, o uso do EPA é importante para quem apresenta sintomas de doenças inflamatórias pelo seu feito antiinflamatórios. Ele também é recomendado para ajudar na redução da celulite, da obesidade e da artrite.
O DHA (ácido docosaexaenoico) é considerado um ótimo alimento para o cérebro, pois mais da metade deste órgão é composto por gordura. Entre seus benefícios, o principal é sua função de melhorar os processos cognitivos, como o funcionamento da memória e da correta sinalização entre os neurônios. Há estudos que também o relacionam com o impedimento da formação de substâncias deletérias para o cérebro e com o aumento da produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Desta forma, sua ação tem efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica.


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