Colágeno e Seus Benefícios

Colágeno e Seus Benefícios
O colágeno é uma proteína formada por uma tripla hélice de aminoácidos que compõe as fibras de sustentação do corpo. É a proteína mais abundante do corpo humano, representando 25% do total de proteínas, sendo o maior constituinte do tecido conectivo, ou seja, da pele, tendões, cartilagem e ossos. O colágeno é sintetizado pelos fibroblastos (células da pele), condrócitos (células da cartilagem) e osteoblastos (células ósseas), e existem 23 tipos de colágeno, sendo que os tipos 1 e 3 são os que estão presentes na pele.
Devido a sua forma, é uma proteína bastante elástica e, por isso, consegue exercer sua função de manter a resistência e elasticidade da pele, dos ossos, músculos, tendões e ligamentos, evitando fraturas, distensões e rompimentos nessas estruturas. A reparação constante da estrutura do colágeno favorece a manutenção do brilho e maciez da pele, evitando a formação de sulcos que originarão as rugas.

Melhoram a pele
Os peptídeos de colágeno (que são pequenos agrupamentos de aminoácidos obtidos do colágeno tipo 1 - pele) têm-se mostrado muito eficaz na melhora do aspecto da pele. Estudos avaliaram a ingestão de 10g de peptídeos de colágeno por dia, comparados com o grupo controle que não consumiu esta proteína. Foram obtidos resultados surpreendentes, dentre os quais, aumento da hidratação da pele em 28% para 91% do grupo após oito semanas de consumo, redução de 41% das microrrugas para 77% do grupo após seis semanas de consumo, e redução de 17% do total da superfície enrugada para 68% do grupo após 12 semanas. Já o grupo controle apresentou aumento de 30% nas rugas profundas após as 12 semanas de estudo. Portanto, a ingestão de peptídeos de colágeno está intimamente ligada aos indicadores de beleza de pele, tais como aumento da hidratação, melhoria da maciez, graças à redução de microrrugas e prevenção de rugas profundas. Estes benefícios estão ligados ao estímulo da produção do colágeno endógeno provocado pelo consumo dos peptídeos, graças a sua composição única de peptídeos e aminoácidos.
A suplementação de peptídeos de colágeno está intimamente ligada aos indicadores de beleza de pele, tais como aumento da hidratação, melhoria da maciez, graças à redução de microrrugas e prevenção de rugas profundas. Estes benefícios estão ligados ao estímulo da produção do colágeno endógeno provocado pelo consumo de peptídeos de colágeno, graças a sua composição única de peptídeos e aminoácidos.

Estrias e celulites
Cerca de 70% da nossa pele é composta por colágeno, essa superproteína que funciona como um “cimento” natural da pele. Ele fortalece os tecidos, promove a elasticidade e dá resistência à pele. Seu consumo diário também previne o aparecimento de celulite e estrias. Isso acontece porque ele é responsável pela formação das fibras que dão sustentação à pele. Que tal potencializar esse efeito? Combine sempre o consumo de colágeno com vitamina C e selênio - são importantes para sua absorção - e vitamina E, que além de antioxidante promove a formação das fibras colágenas da pele. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e limão. Já a vitamina E e o selênio estão na castanha-do-pará e nas nozes, por exemplo.

Articulações e ossos
A procura pelo colágeno em estados Europeus cresce 5% todo ano e o principal motivo é a saúde dos ossos. Segundo Oesser S. autor do artigo “Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders” a ingestão de colágeno hidrolisado estimula a produção natural do colágeno pelo organismo e ajuda no acúmulo do próprio colágeno nas articulações aumentando a atividade dos condrócitos - que são células presentes nas cartilagens. Outro estudo utilizou a proteína no tratamento de dores articulares por atletas durante 6 meses. O colágeno é a principal proteína do osso, sendo responsável pelas propriedades biomecânicas, dando elasticidade e resistência ao processo de tração do osso, serve também como agente terapêutico para dores articulares.

Cabelos e unhas
Unhas e cabelos lindos você também ganha com ele. Esta proteína também está presente na fibra capilar e ajuda, inclusive no crescimento dos fios. O mesmo acontece com as unhas, que ficam mais fortes e crescem mais.


Referências:
Barbosa KB, et al. Estresse oxidativo: conceito, implicações e fatores modulatórios. Rev. Nutr. vol.23 no.4 Campinas July/Aug. 2010.
Burke, KE., et al. "Synergistic damage by UVA radiation and pollutants." Toxicol Ind Health (2009):219-24.
Kikuchi S et al. Glycation--a sweet tempter for neuronal death. Brain Res Brain Res Rev. 2003 Mar;41(2-3):306-23.
Fisher, et al. "Collagen fragmentation promotes oxidative stress and elevates matrix metalloproteinase-1 in fibroblasts in aged human skin." Amer J Pathol (2009) 101-114.
Ramos-e-Silva, M., et al. "Elderly skin and its rejuvenation: products and procedures." J Cosmet Dermatol. (2007): 40-50.
Pageon, H. "Reaction of glycation and human skin: the effects on the skin and its components reconstructed skin as a model." Pathol Biol . (2010): 226-31.


Copyright © 2016 nutriroberta.com.br
Inovando Sìtes Criação e Desenvolvimento de Sites em Porto Alegre RS