Importância de Cada Nutriente na Prática de Exercícios Físicos

Importância de Cada Nutriente na Prática de Exercícios Físicos
Primeiro vamos deixar claro que a alimentação de um praticante de exercício físico e a alimentação de um atleta devem ser diferentes, já que possuem objetivos diferentes. E nesse momento trataremos da nutrição para os praticantes de exercício físico regular, visando o aumento de massa muscular e a perda de gordura.
O carboidrato é a fonte de energia mais rápida. Temos estoques em nosso organismo desse nutriente, porém são limitados, por isso fique atento com o consumo desse importante nutriente. Para aqueles que desejam emagrecer, nada de fazer dietas radicais, excluindo esse ou qualquer outro nutriente.
A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 50% - 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata doce, mandioca, macarrão integral, arroz integral, etc). De 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, pois antes ele te dará a energia que você precisa para gastar no exercício e depois é necessário para repor os estoques no organismo, recuperando também os músculos, mas claro, tudo isso dependerá de uma rotina alimentar, de um objetivo especifico. Não se aplicará em todos os casos.
Quanto a proteína, de fato esse é um nutriente importantíssimo, a sua recomendação é de 10 a 15% da alimentação diária. Ao contrário do que muitos imaginam, que devem aumentar o seu consumo, é preciso ter cautela, consumir na quantidade certa é o suficiente. Somente em alguns casos se faz necessário um consumo maior, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista de forma presencial.
Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteína e carboidrato, caso você consuma quantidade insuficiente de carboidrato por exemplo, a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.
Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos sintetizar vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimentação diária.
Água e Eletrólitos são importantes para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação, ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso sendo maior o risco de desidratação, é indicado o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos.
Suplementos Vitamínicos e proteicos
A alimentação saudável supre nosso organismo com os nutrientes necessários ao seu funcionamento normal. Durante o exercício ou a prática esportiva, o corpo sofre mais desgaste e com isso tem sua necessidade nutricional aumentada. Nestes casos além de uma dieta alimentar equilibrada é preciso garantir e ingestão de nutrientes de alta qualidade, em quantidades adequadas, para a manutenção da saúde e bom desempenho. Por isso a importância do profissional qualificado traçar um programa de nutrição adequado e se for o caso, a prescrição de uma suplementação adequada ao seu organismo e sua modalidade esportiva.


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